segunda-feira, 12 de abril de 2010

Hedgehog's Dilemma

Intimidade Humana. Será possível, por mais boa vontade que haja, haver verdadeira intimidade entre duas ou mais pessoas sem que ninguém se magoe no processo? O dilema do ouriço-cacheiro é uma analogia acerca dos desafios inerentes ás relações de intimidade entre os humanos. Remete-nos para a descrição de uma situação onde um grupo de ouriços se aproxima, para desta forma conseguir fazer face ao frio que os atinge. Terminada esta aproximação, os ouriços começam a afastar-se. Tiveram de o fazer, pois os espinhos que cobrem os seus corpos tornam essa mesma proximidade demasiado dolorosa para suportar. É certo que todos se aproximaram tendo em vista a partilha de uma transmissão de calor recíproca e mutuamente benéfica, no entanto, esta partilha não é de todo possível devido a circunstâncias e motivos impossíveis de evitar. O facto de estarem cobertos de espinhos.

Esta analogia serve para descrever a situação onde um qualquer indivíduo se pode encontrar numa relação com os outros. É sugerido que embora possa haver todo um conjunto de boas intenções, a intimidade humana não pode ocorrer sem que daí advenha uma mútua "agressão". Isto faz com que o "agredido" apresente um comportamento cauteloso quando confrontado com o início de uma aproximação a outra pessoa. Esta cautela pode ser sinónimo de egoísmo e altruísmo ao mesmo tempo, uma vez que este comportamento pode ser motivado por um desejo de auto-protecção, mas também como forma de tentar evitar magoar alguém.

Isto é tudo muito bonito, e bem vistas as coisas até faz bastante sentido, mas, enquanto seres sociais que somos, estamos a trair uma das coisas que melhor nos caracteriza enquanto espécie se abraçarmos esta perspectiva. Não quero com isto dizer que nos devamos entregar nos braços das outras pessoas de forma temerária e inconsequente, mas é importante que ocasionalmente fechemos os olhos, baixemos as defesas e nos limitemos a sentir. Com um bocadinho de sorte, os espinhos não estarão assim tão afiados quanto isso...

Shinji's Ikari's deste mundo, isto é para vocês.


R.

5 comentários:

  1. porque é que me lembrei do sonic com isto tudo?
    nhihi.. fds. nao me sai nada de jeitoso hj.

    as analogias sempre foram e serão a melhor forma de demonstrar assuntos complexos, nas quais todos os pormenores dificeis de explicar se transformam miraculosamente em elementos da natureza/espaço/universo que tu queiras.
    partilho da opiniao. partilho dos principios. dificil é despir a pele humana por vezes.

    excelente começo meu caro *

    ps. posso chamar te nomes nesta respeitavel àgora de masturbação colectiva?!

    ResponderEliminar
  2. Bom..meu grande ouriço vou começar a divulgar a tua página porque sinceramente acho que tens coisas muito interessantes no teu pensamento..neste segundo post perdi-me um bocado na leitura lool gostei essencialmente da primeira parte ;)

    Continuo.....dou.te todo o meu apoio.Exprime o que sentes...;)

    X.O.X.O

    Dy!

    ResponderEliminar
  3. Mas porque raiu que em cada post tenho que comentar duas vezes? lool
    Porque é sempre nestes momentos....quando um pensamento baralha.se com outro e troca.me a escrita toda..enfim..as minhas sinceras desculpas Ouriço!:P

    *CONTINUA

    X.O.X.O

    Dy!

    ResponderEliminar
  4. Ah ah ah , gostei dos Shingis Ikaris.

    Adiante, o dilema do ouriço (isto lembra-me evangelion, a primeira vez que ouvi falar desse dilema)... eu sou uma pessoa optimista. Por isso o dilema do ouriço para mim, perde-se. Não acho que as pessoas tenham "espinhos". E se gostam não se tentam magoar propositadamente.

    Sim, há medos, sim há passados, sim há traumas.

    Mas como tu bem dizes na última parte, o importante é sentir.

    E isto sem medos e sem "altruísmo" ou egoísmos. Se as pessoas forem claras e sinceras os espinhos desaparecem. Ou no pior dos casos pelo menos percebe-se porque estão lá.

    Mas às vezes é tão confortável ficar na dor a que já nos habituamos...o que não é novo não nos machuca.

    Vá, sentimentos sinceros =)

    Beijinho (bom post)

    ResponderEliminar
  5. Os meus agradecimentos ás três =)

    mag, sente-te à vontade para enxovalhar gratuitamente o meu bom nome (?) com toda a convicção que conseguires encontrar dentro de ti. :P

    Dy, se não fosses assim, eu não gostava tanto de ti como gosto :P

    Espiral, a primeira vez que ouvi falar neste dilema também foi em Evangelion =)

    ResponderEliminar